Ninguém faz sucesso sozinho’, dizia seu Tuta,
Ninguém faz sucesso sozinho’, dizia seu Tuta, líder visionário, pioneiro da radiodifusão e mentor que inspirou gerações de jornalistas e radialistas. Ele faleceu nesta segunda (4), aos 93 anos. Diretor-presidente do Grupo Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, seu Tuta estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em nota, a Jovem Pan escreveu que ‘seu impacto e legado continuarão a moldar o futuro da comunicação no Brasil’
Seu Tuta era filho de Paulo Machado de Carvalho e foi diretor-presidente do Grupo Jovem Pan entre 1973 e 2014. Ele começou sua carreira na Rádio Panamericana, que fazia parte do Grupo Record, em 1949. Ele assumiu a direção-geral da emissora, que deu origem à Jovem Pan, em 1952.
Em 1953, fundou, ao lado do pai, a TV Record. Na emissora, Tuta idealizou, nos anos 1960, os famosos festivais de música que popularizaram movimentos como a Jovem Guarda e a Tropicália. Ele também foi um dos criadores da “Família Trapo”, um programa humorístico que fez história na televisão brasileira, transformando Jô Soares e Ronald Golias em estrelas nacionais.
Em 1976, inaugurou a Jovem Pan 2, uma das emissoras pioneiras na faixa FM no Brasil, que se transformaria em líder no segmento, comandada por seu filho, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
A Jovem Pan também foi uma das pioneiras nas transmissões de futebol ao vivo fora de Rio de Janeiro e São Paulo, além da Fórmula 1. O Portal ATO se solidariza com a família, funcionários e amigos neste momento de profundo pesar.