A secretária de Mobilidade Urbana, Míriam Benites esteve na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes na manhã desta quarta, 13

A secretária de Mobilidade Urbana, Míriam Benites esteve na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes na manhã desta quarta, 13, para explicar porque a Prefeitura Municipal decidiu renovar por mais dez anos o contrato 27/2010, com a empresa Princesa do Norte S/A, uma das prestadoras do serviço de transporte coletivo da cidade. 

A reunião foi presidida pelo vereador Iduigues Martins (PT), membro da Comissão Permanente de Transporte e Segurança Pública, que investiga o caso.

Para os membros da comissão, faltou transparência no processo e conversa com os setores da sociedade envolvidos: ‘A Câmara Municipal entendeu que o processo foi um pouco apressado, sem envolver o Legislativo, sem envolver a Comissão de Transporte e a sociedade em geral”, pontuou Iduigues. 

Já a vereadora INÊS Paz (PSOL), lamentou que a renovação tenha acontecido sem um diálogo com a sociedade e com a equipe de transição do novo governo que assume a Prefeitura a partir do próximo ano. 

Em sua explicação para os dois argumentos, a secretaria afirmou que não há motivos para preocupações, pois a renovação de contrato por dez anos é prevista, sendo um instrumento para a continuidade do transporte coletivo na cidade. “O entendimento é que foi um procedimento normal de renovação contratual”, afirmou. Ela também explicou que o processo de renovação foi célere por conta da tecnologia implantada no Executivo. “Hoje nós temos a tecnologia, tudo é online na prefeitura. Foi um processo mais rápido, mas de tramitação totalmente normal, não teve nada às pressas”.

Houve questionamentos de vários parlamentares sobre a manutenção do subsídio que a Prefeitura paga às empresas de transporte público, valor que garantiu o congelamento da tarifa do ônibus nos últimos anos. Esse subsídio corresponde a R$0,70 por passageiro e se encerra no final do ano. 

Miriam Benites ressaltou que a manutenção ou o encerramento desse modelo vai depender da decisão da nova gestão e da previsão do subsídio na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Categoria:

Deixe seu Comentário