O governador Tarcísio de Freitas (REP) autorizou o processo de licitação para transferência de operação e administração das linhas 11-Coral,

O governador Tarcísio de Freitas (REP) autorizou o processo de licitação para transferência de operação e administração das linhas  11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens metropolitanos, para a iniciativa privada pelos próximos 25 anos. 

A linha 11-Coral, cujo traslado vai da Estação Luz, em São Paulo até a Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, serve a região do Alto Tietê. A medida foi publicada no Diário Oficial no dia 14/11. 

Segundo o decreto, o objetivo da concessão é que sejam realizados investimentos, intervenções, requalificação, ampliação, adequação e modernização da infraestrutura do transporte por trilhos. 


O programa, batizado de ‘SP no Trilhos’ também prevê a concessão do Expresso Aeroporto, que conecta passageiros da Estação Barra Funda, em São Paulo, até o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.


Há ainda mais projetos estaduais de transporte de passageiros e cargas por ferrovias. São mais de 40 propostas do Governo de São Paulo para inovação em mobilidade com Trens Intercidades (TICs), Veículos Leves sobre Trilho (VLTs), trens urbanos e metrô. Ao todo, os projetos do SP Nos Trilhos somam investimentos estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil km de malha férrea. O Estado de São Paulo cresceu e suas grandes cidades nasceram às margens dos trilhos. Há um grande esforço do Governo do Estado de retomar o transporte ferroviário, que é urgente e importante. As rodovias estão cada vez mais congestionadas, nós precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Se vamos começar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, isso tem que acontecer em São Paulo. Temos um futuro ferroviário que está renascendo, nós vamos fazer a ferrovia renascer no estado de São Paulo e o paulista voltar a andar de trem’, afirmou o governador.

Atualmente, as três linhas e o expresso estão sob responsabilidade da CPTM, que é estadual.


Ao estabelecer a Parceria Público-Privada (PPP), o governo pagará para que o setor privado se responsabilize pela prestação do serviço nessas linhas. Portanto, a empresa ou o consórcio que oferecer o maior desconto para o estado vencerá a licitação. A atuação da concessionária será regulamentada e fiscalizada pela Artesp, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo, a mesma que vai instalar pedágios na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga.

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